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O QUE COMER ANTES, DURANTE E DEPOIS DO JEJUM INTERMITENTE

O QUE COMER ANTES, DURANTE E DEPOIS DO JEJUM INTERMITENTE

O QUE COMER ANTES, DURANTE E DEPOIS DO JEJUM INTERMITENTE

Hoje quero te passar algumas informações mais técnicas sobre o que comer (e o que deixar de comer) antes, durante, e depois do jejum intermitente.

Alguns detalhes fazem toda a diferença para que você possa colher os benefícios dessa prática, e é exatamente sobre isso que vamos falar hoje. 

O QUE COMER ANTES, DURANTE E DEPOIS DO JEJUM INTERMITENTE

O QUE COMER ANTES DO JEJUM INTERMITENTE?

Pelo menos na sua última refeição antes de começar o jejum intermitente, é importante focar em uma alimentação cetogênica ou low carb ( que é o estilo onde se come menos carboidratos e apenas o tipo bom ).

Isso vai fazer com que os seus níveis de insulina baixem, vão deixar seu corpo mais preparado para queimar gordura e sentir os outros benefícios que o jejum pode oferecer. 

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O QUE COMER ANTES, DURANTE E DEPOIS DO JEJUM INTERMITENTE

E para facilitar mais ainda sua vida vou deixar dois links abaixo de indicações de RECEITAS LOW CARB para o seu Jantar: ( receitas gratuitas e deliciosas – basta clicar )

Link 1.

Link 2.

Espero que goste das indicações! Se gostar deixe um comentário, ficarei feliz em saber!!

PODE INGERIR ALGO DURANTE O JEJUM INTERMITENTE?

Aqui você não vai estar consumindo muita coisa, já que todo o ponto do jejum intermitente está em restringir sua alimentação – porém ainda é possível consumir algumas coisas. 

  • Café preto puro: só tome cuidado para não adicionar açúcares, adoçantes artificiais, leite, cremes, óleos, etc. Alternativa para adoçar: Stévia e Xylitol, ( para COMPRAR agora – com 10% de desconto clique no Link aqui )
  • O bulletproofcoffee (café misturado com óleo de coco e manteiga ghee), por exemplo, alguns dizem que quebra o jejum, para mim funciona normalmente….
  • Se sentir muita necessidade, você pode colocar um toque de especiarias (canela, noz moscada…) .
  • Outra coisa importante em relação ao café é que não é recomendado tomar muuuuito café de uma vez só. Isso pode elevar seus níveis de cortisol, que já aumentam naturalmente no período de jejum, e fazer o corpo liberar insulina. 
  • Chás: Tomando o mesmo cuidado de não adicionar calorias à bebida. Ou seja: nada de colocar leite, cremes, açúcares, etc. Mesma recomendação para adoçar – Alternativa para adoçar: Stévia e Xylitol, ( para COMPRAR agora – com 10% de desconto clique no Link aqui )
  • Vinagre de maçã: os benefícios que o vinagre de maçã podem te oferecer são imensos ( aprenda como utilizar o vinagre de maçã – quantidade e veja os benefícios para sua saúde ): https://emagrecendoempaz.com.br/beber-vinagre-de-maca/
  • Sal (pouquinho) na água: é inclusive bom porque assim você coloca eletrolitos para dentro do corpo, e evita enxaquecas ou algum efeito que a falta de sais minerais pode causar.

O QUE COMER, POUCO ANTES DE QUEBRAR O JEJUM?

De tudo isso o que mencionei aí em cima, é altamente recomendado que você diminua os níveis de cortisol na sua corrente sanguínea.

Enquanto você não está se alimentando, o cortisol te ajuda a queimar gordura…  ihuuuuu! E é exatamente isso que queremos!

Mas quando você junta cortisol + comida, ele estoca o alimento como gordura. 
 
Isso porque o cortisol tem o efeito de te deixar preparado para tudo.

Apesar de ser conhecido como o “hormônio do stress”, ele é liberado logo que você acorda para te ajudar a despertar.

Então ele tem tudo a ver com a regulação de energia do seu corpo. 

Como fazer isso, então? Antes de quebrar o jejum, é legal consumir: 

  • Água com sal: isso diminui o efeito da adolesterona, hormônio que regula a retenção de líquidos, e o cortisol cai como consequência. 
  • Colocar um pouco de canela no seu chá preferido: a canela simula os efeitos da insulina e, quando você comer, termina armazenando menos do alimento como gordura. 
  • Bebidas Detox: água com limão, suco verde sem açúcar, chás de gengibre, canela, limão e açafrão…existem muitas receitas saborosas na net!

Agora… A forma de quebrar o jejum intermitente é um dos passos mais importantes de todos.

Isso porque, nesse momento, seu sistema digestivo está bem sensibilizado. 

COMO QUEBRAR O JEJUM? 

  • Foque em proteínas magras: que vão elevar um pouco a insulina, mas sem jogar todo o alimento para dentro das células e armazená-lo como gordura.
  • NÃO adicionar gorduras. 
  • NÃO consumir glúten: ele causa uma inflamação que não é nenhum pouco benéfica para o sistema digestivo fragilizado. 
  • EVITAR laticínios: já que eles também geram sensibilidade em muita gente. 
  • EVITAR vegetais: fibras vão trazer uma sensação de inchaço abdominal nesse momento. 

 O foco aqui é apenas acordar o seu sistema digestivo, elevando o mínimo possível de insulina. 

O QUE COMER DEPOIS DO JEJUM INTERMITENTE?

1h ou 1h30 após quebrar o jejum intermitente você já pode comer uma refeição normal, de preferência incluindo alimentos ricos em: 

  • Vitamina D: ovos, peixe, cogumelos, fígado… 
  • Zinco: frutos do mar, ostra, ovo, amendoim, sementes de abóbora… 
  • Iodo: algas marinhas, mexilhão, bacalhau, salmão, ovo, fígado, leite… 
  • Selênio: castanhas, sardinha… 

 Isso vai apoiar o bom funcionamento da sua tireoide.  

Para nós, mulheres, é especialmente indicado também incluir depois do jejum intermitente: 

  • Vegetais crucíferos: cebola, brócolis, couve-flor… 
  • Gorduras boas: óleo de coco, azeite extra virgem , abacate e oleaginosas ( castanhas em geral )

Esses ingredientes combinados vão ajudar nosso corpo a produzir os níveis necessários de estrogênio para funcionar normalmente. 

Em relação aos exercícios: você pode manter sua rotina normal, a não ser que treine de um jeito maníaco.

Se o seu objetivo for perda de gordura, é legal treinar um pouco antes de quebrar o jejum (e aí sua primeira refeição pode ser o seu pós-treino). 

Agora você já sabe como se alimentar em cada etapa para fazer um jejum intermitente com saúde e responsabilidade.

Se quiser se aprofundar numa estratégia low carb de alimentação, que vai MUITO BEM junto de uma estratégia de jejum intermitente, tenho A MELHOR RECOMENDAÇÃO um treinamento completo específico para você. 😉  

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Espero que tenha gostado do artigo!! COMPARTILHE com seus contatos.. para que outras mulheres possam aprender sobre o assunto!

Um abraço,

Naya Martínez

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Eu emagreci 32 Kg e sem dúvida uma das coisas que fez toda a diferença, foi conhecer os vários tipos de açúcar e aprender a utilizá-los da maneira correta!!

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