Você sabia que 80% do Emagrecimento está ligado ao que você come e não a prática de exercícios físicos?!

E para facilitar a sua vida, compilei um Cardápio Completo revelando quais são os alimentos saborosos e de baixas calorias para todas as refeições do seu dia. E de bônus - vou te entregar 6 Listas com os tipos de legumes, grãos, chás, temperos e frutas que você deve consumir se deseja Emagrecer mais rápido.

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Magnésio: O Guia Completo

Magnésio: O Guia Completo

Magnésio: O Guia Completo

O Guia Completo, simples e direto ao ponto.

Você gostaria de ter mais vigor? Mais força e disposição para vencer suas tarefas diárias com alegria e livre da irritabilidade e do stress?! Então este artigo, – é para você!

O magnésio é um mineral importante que atua em muitas funções diferentes de nosso corpo. Uma deficiência de magnésio interrompe e desequilibra muitos destes processos.

Neste artigo, você entenderá melhor a respeito das atuações do magnésio em nosso sistema, identificar quais são os sintomas de uma deficiência de magnésio e como você pode prevenir e corrigir uma possível deficiência.

Neste GUIA COMPLETO que preparei sobre o Magnésio, você entenderá principalmente como corrigir a deficiência do magnésio, de maneira simples e super didática ( serão 3 etapas ).

Acompanhe!

O que é magnésio?

Magnésio é um mineral. E assim como é com todos os outros minerais, seu corpo não pode produzir magnésio sozinho. 

Portanto, você deve consumir o magnésio através de sua alimentação.

Os minerais não fornecem energia, mas são indispensáveis ​​para todos os tipos de processos em seu corpo. 

Por exemplo, o magnésio controla a atuação de mais de 300 enzimas diferentes. 

Além disso, o magnésio é encontrado na composição de quase todas as suas células.

Com isso, fica fácil perceber que sem dúvida o nosso assunto de hoje é de ordem essencial, para o bom funcionamento do seu corpo.

O que naturalmente interfere em sua saúde e bem-estar geral.

Agora vamos apender alguns pontos importantes!

Que funções o magnésio possui?

Aqui você encontrará uma visão geral das funções mais importantes do magnésio.

Importante para o fornecimento de energia

O magnésio garante que os nutrientes do seu corpo possam ser convertidos em energia.

Construção óssea

O magnésio, juntamente com o cálcio e a vitamina D, são importantes para a construção óssea e para a manutenção de um esqueleto forte. 

Por exemplo, cerca de metade do suprimento de magnésio é encontrado nos ossos de seu corpo.

Relaxamento dos músculos

O cálcio faz com que seus músculos se contraiam e se enrijeçam e o magnésio garante que seus músculos relaxem. 

De igual maneira o magnésio também é necessário para o bom funcionamento do músculo cardíaco.

Sistema nervoso

O magnésio regula a atividade do sistema nervoso simpático. 

Isto é, o sistema utilizado quando você está ativo. O magnésio fornece a transferência de estímulo do nervo para o músculo.

Sendo assim, logo se percebe a relação entre a falta de vigor e a deficiência de magnésio.

Fortalecendo sua memória e concentração

O magnésio fortalece a memória e melhora a capacidade de concentração.

Vasos sanguíneos flexíveis

O magnésio relaxa os vasos sanguíneos e tem um efeito positivo na pressão arterial.

Pessoas com sobre peso, em sua grande maioria têm problemas com pressão alta, e aqui está uma forma de tratar este problema…

Equilibrar o mineral magnésio em seu organismo.

Produção de hormônios

O magnésio é necessário para a produção de vários hormônios, incluindo a serotonina e a melatonina. 

Sendo o primeiro conhecido também como hormônio do bem-estar, a serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro e regula o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal, a sensibilidade à dor, os movimentos e as funções intelectuais.

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Mais uma vez, encontramos a relação entre uma boa suplementação de magnésio e a capacidade de administrar o nosso apetite – o que está diretamente co-relacionado a perda de peso.

Em contra partida, o hormônio Melatonina é produzido naturalmente pelo corpo humano e uma de suas funções básicas é a indução ao sono.

O que nos leva a outra co-relação com a capacidade do corpo de queimar gordura. Pois, se você consegue dormir bem – terá os níveis de Cortisol (outro hormônio) mais baixo, o que sem dúvida te ajudará a emagrecer.

Entenda melhor a relação do Cortisol e o emagrecimento neste nosso artigo: https://emagrecendoempaz.com.br/como-queimar-gordura-visceral/ , você encontrará a explicação no tópico 2.2 Causa 2. Estresse.

Não se esqueça de retornar a este artigo, para completar todo o caminho de aprendizagem.

Maior resistência ao estresse

Se você está estressado, seu corpo usa muito magnésio. 

Isso também se aplica ao estresse físico, por exemplo, quando se exercita de maneira muito intensa.

Quanto menor o nível de magnésio nas células do corpo, mais sensível você é ao estresse. 

É assim que você cria o círculo vicioso.

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No artigo referenciado no tópico acima, você poderá compreender de que se trata este círculo. Que impede a grande maioria das pessoas, de perder peso e se manter no peso alcançado.

Qual dieta é rica em magnésio?

O magnésio pode ser encontrado em uma grande variedade de alimentos, mas principalmente em vegetais. 

E aqui, é o momento aonde se vê muita gente fazendo cara feia! Não é?!

Pois é minha gente, para quem fez cara feia, tenho que dizer uma verdade – quem deseja ter um estilo de vida saudável e deseja desfrutar de uma vida abundante de energia e bem – estar…

Se ainda não gosta de vegetais, precisará aprender a gostar. E aqui eu tenho uma ótima notícia a respeito disso.

Digo sem medo de errar, que se você não gosta de vegetais é porque não aprendeu as receitas certas! Acredite, saber a forma correta de prepará-los, os temperos adequados e as combinações – faz toda a diferença!

Sendo assim para te ajudar nesta parte, vou te deixar um Link para um e-Book que contem 500 receitas super saudáveis e saborosas e melhor ainda todas de baixo carboidrato ( Low Carb ), que além de conquistar o seu paladar, ainda te ajudarão a perder peso.

Magnésio: O Guia Completo

Abaixo, listamos as melhores fontes de magnésio para você. Use sua criatividade e varie bastante em sua dieta:

  • Vegetais de folhas escuras, como espinafre, acelga, endívia e couve
  • Brócolis
  • Nozes, como amêndoas, castanha do Brasil, castanha de caju e nozes
  • Sementes e sementes, como sementes de girassol e abóbora
  • Chocolate preto
  • Abacates
  • Bananas
  • Frutos secos, como tâmaras, figos e damascos
  • Leguminosas como lentilhas e grão de bico
  • Mariscos e crustáceos
  • Quinoa
  • Trigo sarraceno
  • Ervas e especiarias, como endro, cravo, manjericão e cominho

Quais são os sintomas de deficiência de magnésio?

Como o magnésio tem tantas funções diferentes em seu corpo, os sintomas de uma deficiência de magnésio são igualmente variados.

Sintomas que são indicativos de deficiência de magnésio:

  • Fadiga e menos energia
  • Descalcificação óssea (osteoporose)
  • Cãibras nos músculos e rigidez muscular
  • Dor menstrual
  • Batimento cardíaco irregular
  • Irritabilidade
  • Enxaqueca
  • Problemas de memória e concentração
  • Aumento da pressão arterial
  • Estresse
  • Problemas de sono
  • Queixas intestinais

As doenças crônicas associadas a baixos níveis de magnésio incluem a doença de Alzheimer, resistência à insulina, diabetes mellitus tipo 2 [1,2] e doenças cardiovasculares.

Resumo: Uma deficiência de magnésio pode causar sérios problemas de saúde.

Magnésio: O Guia Completo

magnesio o guia completo

Como pode surgir uma deficiência de magnésio?

Para o magnésio, aplica-se uma ingestão adequada de 300 a 350 mg por dia. Mas nem sempre atingimos essa quantidade todos os dias.

Isto é revelado por estudos que mostram que 50% das pessoas nos países ocidentais não ingerem a quantidade de magnésio suficiente [3,4].

Porque nem sempre conseguimos magnésio suficiente em nossa:

  • As terras agrícolas contêm cada vez menos minerais.
  • Nós comemos muitos alimentos processados ​​que possuem baixos índices de vitaminas e minerais.
  • Muitas vezes obtemos muito cálcio através de produtos lácteos. E ingestão em excesso de cálcio inibe o efeito do magnésio.

E aqui, faço um alerta! Vá deixando de lado o consumo de laticínios. Eles fazem mais mal, que bem – pode acreditar!

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Seguindo…

Maior necessidade de magnésio

Exemplo: você precisa de magnésio extra, nestes casos:

  • Se você se exercita intensamente [5]
  • Está exposto com frequência ao estresse
  • Se bebe álcool
  • Faz uso da pílula contraceptiva
  • Se utiliza com frequência produtos diuréticos
  • Faz uso de inibidores de ácido estomacal

Resumo: Não é incomum que as pessoas tenham uma deficiência de magnésio. Isso ocorre porque hoje em dia consumimos menos magnésio através dos alimentos e a realidade é que precisamos com urgência normalizar a nossa ingestão deste precioso mineral.

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Suplementar e prevenir a deficiência de magnésio

Sim, certamente o magnésio está te fazendo falta!

Até agora neste artigo, informamos sobre os riscos de uma deficiência de magnésio.

Abaixo, você será instruído a respeito da forma como poderá fazer sua suplementação.

Etapa 1: Alimentação saudável como base

Priorize sempre que puder a ingestão de alimentos saudáveis.

Para isto,veja abaixo uma listagem especial com a quantidade de magnésio encontrado nos respectivos alimentos.

São sugestões de refeições saudáveis e ricas em magnésio:

  • Frango com limão e espinafre (219 mg de magnésio)
  • Chili com carne saudável (121 mg de magnésio)
  • Fritada de brócolis com salmão (117 mg de magnésio)
  • Prato com tiras de carne e pimentão (147 mg de magnésio)
  • Filé de coxa de frango e quinoa (212 mg de magnésio).
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Etapa 2: Evite o estresse

O estresse é um dos principais ” vampiros ” do seu precioso magnésio. 

E de igual maneira, a qualidade dos pensamentos que você cultiva, influenciam diretamente em sua tranquilidade interior, o que inevitavelmente influencia na capacidade do seu corpo de receber o magnésio necessário.

Perceba como a qualidade e classes de nossos pensamentos são influenciadores poderosos e decisivos nos processos físicos de nosso corpo.

Se atentar para a realidade dos pensamentos é sem dúvida, algo extremamente importante para quem deseja mudar o estilo de vida. Pois este, começa primeiramente em nosso costumes mentais.

Sendo importante lembrar que não é uma boa ideia beber álcool para relaxar. Assim como o estresse, o álcool também consome magnésio.

No artigo recomendado – na parte que trata sobre o cortisol, você poderá ler sobre como reduzir e prevenir o estresse.

Etapa 3: suplemento com suplementos nutricionais (opcional)

Mesmo com uma boa alimentação, nem sempre é possível obter magnésio suficiente. 

Sendo assim, tomar o suplemento de magnésico se torna uma ótima alternativa para quem sente que está com deficiência de magnésio e gostaria de desfrutar de uma saúde mais plena e aumento de vigor.

Você pode optar por um multivitamínico ou o magnésio encapsulado.

Nota: É muito importante que você faça a suplementação da forma correta. Importante ressaltar também que o magnésio provindo dos alimentos  é melhor absorvido do que o magnésio inorgânico.

Mas, com a rotina agitada que muitos levam hoje em dia, a suplementação é sem dúvida uma ótima alternativa. É simples, seu custo é de valores bem acessíveis e é sem dúvida – muito prático.

i.

IMPORTANTE: As indicações de produtos do Emagrecendo em Paz – são selecionadas pessoalmente pela Naya Martínez; e os links disponibilizados são no formato de afiliação. O que quer dizer que quando você adquiri um produto aqui em nosso Site, recebemos uma pequena comissão direto do produtor o que não interfere em nada no valor que você irá pagar. Esta é uma forma gentil de você patrocinar e fortalecer os nossos Projetos. Então quando for adquirir os produtos, venha até o site. Agrademos de coração. E recebemos o apoio necessário para continuar levando até você conteúdos idôneos, de qualidade e em formato gratuito! 

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Magnésio Dimalato, da Naiak, 60 cápsulas, é composto por um complexo de duas moléculas de magnésio e uma de ácido málico. Produto vegano que fornece 240mg de magnésio por cápsula.

Além de todo o benefício que você já aprendeu neste artigo acerca da suplementação de magnésio, citarei mais alguns para maior conhecimento:

– Melhora o desempenho físico;
– Relaxamento muscular;
– Auxilia no combate e prevenção de lesões musculares, câimbras e fadiga muscular;
– Fortalece o sistema imunológico;
– Contribui para o fortalecimento dos ossos e no combate a osteoporose;
– Favorece o funcionamento cardiovascular e a prevenção de doenças cardiovasculares;
– Redução da pressão sanguínea;
Auxilia a reduzir os níveis de colesterol;
Previne o aparecimento do diabetes;
– Promove o bom funcionamento do cerebral;
Ajuda a combater a depressão e o estresse;
Diminui a insônia;
– Auxilia na redução dos sintomas da TPM;
Estimula a regulação hormonal;
– Promove o bom funcionamento dos rins;
– Combate os radicais livres;
Atua contra o envelhecimento precoce;
Melhora a saúde intestinal;

Recomendação de consumo:

Ingerir 1 cápsula duas vezes ao dia, antes das principais refeições ou conforme orientação de nutricionista ou médico.

Para facilitar, escrevemos abaixo as melhores formas de magnésio.

As melhores formas de magnésio (organicamente ligadas):

  • Bisglicinato de magnésio
  • Citrato de magnésio
  • Taurato de magnésio
  • Malato de magnésio

Formas menos absorvíveis de magnésio (ligadas inorganicamente):

  • Sulfato de magnésio
  • Óxido de magnésio
  • Cloreto de magnésio

Resumo: Uma deficiência de magnésio pode ser resolvida com uma alimentação saudável, redução e controle do estresse e da ingestão de álcool. E não podendo se alimentar da maneira adequada recomendada, considerar a suplementação!

Espero que tenha gostado do nosso artigo!

Você já faz suplementação? Está pensando em fazer? Me conte nos comentários!!

Grande abraço! Fique na Paz do Criador.

Nos vemos no próximo artigo!

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